1.º CAPÍTULO DA CONFRARIA DO PÃO, DA REGUEIFA E DO BISCOITO DE VALONGO

Inserido na programação da Feira da Regueifa e do Biscoito, realizou-se no passado sábado, dia 4 de junho, o 1.º Capítulo da nossa confraria cujo o objeto é o estudo, a defesa, o prestígio, a valorização, a promoção, a consolidação da qualidade e divulgação do Pão, da Regueifa e dos Biscoitos de Valongo, enquanto valores gastronómicos e de interesse económico local.

A cerimónia de entronização, que decorreu na Igreja Matriz de Valongo, contou com a presença da Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Dr.ª Olga Cavaleiro, e de mais 21 Confrarias de todo o país. Foram Madrinhas da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo a Confraria do Vinho Verde, a Confraria do Queijo da Serra, a Confraria do Anho Assado e Arroz Forno e a Confraria do Presunto e da Cebola.

Neste 1.º Capítulo foram entronizados 98 Confrades Fundadores fazendo desta entronização umas das maiores realizadas em todo o país. Foram ainda entronizados como Confrades Honorários o Município de Valongo representado pelo Presidente da Câmara Municipal Dr. José Manuel Ribeiro, a Freguesia de Alfena representada pelo Presidente da Junta Dr. Arnaldo Soares, a Freguesia de Campo e Sobrado representada pelo Presidente da Junta Sr. Alfredo Sousa, a Freguesia de Ermesinde representada pela Tesoureira da Junta Dr.ª Sónia Silva, a Freguesia de Valongo representada pelo Presidente da Junta Dr. Ivo vale das Neves, o Sr. Padre Luís Borges Martins e o Prof. Dr. José Eduardo Lima Pinto da Costa.

No final da cerimónia foi apresentado o Hino da Confraria. Já no exterior da igreja foi tirada a foto de família seguindo-se o tradicional cortejo das Confrarias em direção ao local do almoço. Da parte da tarde, realizou-se um novo desfile, acompanhado pela Banda Musical de São Martinho de Campo, em direção ao Largo do Centenário onde se realizou a apresentação pública da Confraria no âmbito da Feira da Regueifa e do Biscoito.

Para memória futura segue-se as fotos e um vídeo.