Mensagem da Padeira Mor

Acedeu a este sítio com o objetivo de conhecer a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo (CPRBV). Como Presidente da Direção – Padeira Mor – dou-lhe as boas vindas.

Padeira Mor siteÉ com muito orgulho e sentido de responsabilidade que exerço, após eleições, e com a ajuda de todos os membros dos Órgãos Sociais eleitos e de todos os Confrades, as funções de Padeira Mor da Confraria.

Começar um projeto não é tarefa fácil, mas é gratificante – é como conceber uma criança, vê-la nascer e depois crescer – é o que está a acontecer … elaboramos os estatutos, fizemos a escritura pública de constituição da Confraria e, no dia 5 de junho de 2015, a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo viu a luz do dia.

A partir de então, uma Comissão Instaladora, de que fui Presidente, desenvolveu todo o trabalho para a instalação da Confraria – criou o Livro de Usanças e Regulamento Interno, concebeu e mandou fazer o traje, o chapéu, a insígnia, o estandarte … e marcou eleições para os Órgãos Sociais da Confraria, que se realizaram no dia 27 de fevereiro de 2016. A partir dessa data, a Confraria passou a funcionar de pleno direito e começámos a preparar o nosso I Capítulo, que teve lugar um ano depois, no dia 4 de junho de 2016.

Tenho consciência de que a nossa tarefa é árdua, mas estou convicta que vamos ter a força e o engenho bastantes para levar longe o nome de Valongo e das suas especialidades gastronómicas. Queremos ser uma associação mobilizadora de todos os padeiros e biscoiteiros e da sociedade civil. Queremos, pelo nosso trabalho, merecer o reconhecimento dos Valonguenses.

 

assinatura-RMMR
Rosa Maria de Sousa Martins Rocha
Padeira Mor

Artigos do Baú …