História do pãozinho de Santo António

As tradições orientam o homem e, em alguns casos, explicam de um modo simples o seu agir. Assim, remexendo na nossa história deparei-me com um dado interessante sobre os Pães de Stº António que passo a contar: António era um frade muito bom e comovia-se com a pobrezaem seu redor. Certa vez, distribuiu aos pobres o pão do convento, o que fez com que o frade padeiro tenha ficado aflito quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido “roubados”! De imediato, António foi conversar com o Santo contando-lhe o ocorrido. Este, comovido, disse ao frade que procurasse melhor. O frade padeiro assim o fez e encontrou os cestos a transbordarem de pão, tal era a abundância que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.

O pãozinho de Santo António é, por tradição, distribuído e colocado em sacos, que se guardam recheados de fé.

Tradição do “Pãozinho de Santo António

Valongo

Depois da missa solene, em honra do Santo António, festejado no dia 13 de Junho, na Capela da Srª da Luz ou Neves cumpre -se uma das mais antigas tradições das Festas.

527117

Capela da Sr.ª da Luz ou Neves

Os fiéis assistem à missa e, no fim distribui-se o Pão benzido que se guarda para comer passado um ano.Este pão conserva-se muito bem e mantém viva a crença da abundância, afastando a fome.

Margarida Sousa