Pelo Pão, Pela Regueifa, Pelo Biscoito
Queridos/as jovens,
Tendo em vista a defesa, a preservação, o estudo, a inovação e a divulgação do pão, em especial da regueifa, e do biscoito de Valongo, enquanto valores gastronómicos tradicionais, no dia 2 de junho de 2015, foi criada a CONFRARIA DO PÃO, DA REGUEIFA E DO BISCOITO DE VALONGO.
Nesse dia concretizou-se um SONHO de muitos Valonguenses…
Anualmente, a partir de 2016, realizamos, no primeiro fim de semana do mês de junho, integrado na Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, o nosso Capítulo, que é a festa maior de uma confraria, em que são entronizados novos confrades e somos visitados por outras confrarias.
Ao longo da nossa existência, levamos Valongo e as tradições gastronómicas que defendemos a todo o Portugal, incluídas as regiões autónomas, e, também, à Europa. Por isso, somos uma impor- tante Embaixadora da nossa terra.
Com a publicação deste livro, da autoria de Paulo Figueiredo – texto, Rui Sousa – ilustrações e André Carvalho – design, a quem agradecemos, cumpre-se um dos objetivos da Confraria – dar a conhecer aos mais jovens o valor económico e social que o pão e os biscoitos tiveram e têm para as gentes de Valongo. A melhor forma de preservar tradições é passá-las aos mais novos!
Para finalizar duas palavras para OS MAIS JOVENS – este livro foi feito a pensar em vós, leiam-no e divulguem-no. Quando estiverem com amigos de outras terras, falem-lhes do pão, da regueifa e dos biscoitos de Valongo.
Sejam felizes e deem valor às tradições da nossa terra … fazem parte de nós!
Rosa Maria Rocha (Padeira Mor)
Valongo, 3 de junho de 2023